Raios ultravioletas
Intrudução:
As radiações ultravioletas que atingem a superfície terrestre são responsáveis pelo surgimento de cânceres cutâneos que atingem muitos indivíduos, cuja frequência tem aumentado nos últimos anos. Por esta razão o uso de filtros solares é uma realidade indiscutível. Pesquisas têm mostrado que a radiação UV danifica o DNA e o material genético, oxida os lipídios e produz perigosos radicais livres, causa inflamação, rompe a comunicação celular, modifica a expressão dos genes em resposta ao estresse e enfraquece a resposta imune da pele.
Além disso, os raios UV são causadores de queimaduras, envelhecimento precoce e câncer de pele. O uso de protetores solares tem o objetivo de reduzir a quantidade de radiação UV a ser absorvida pela pele humana, servindo como uma barreira protetora. Este trabalho propõe desenvolver um estudo sobre a radiação UV com abordagem sobre elementos básicos de um filtro solar, mostrando sua importância, características e mecanismos de proteção que os tornam eficazes e comercializáveis.
-------------------------------------------------
Fator de Proteção Solar
O FPS (Fator de Proteção Solar) é uma medida de laboratório que indica a efetividade do filtro solar: quanto mais alto o valor do FPS, maior a proteção que o filtro solar oferece contra raios UV-B (a radiação ultravioleta que causa a queimadura solar). O FPS indica a relação entre o tempo que a pessoa pode se expor à luz solar usando filtro solar antes de se queimar e o tempo que ela pode ficar exposta à luz solar sem se queimar. Por exemplo, uma pessoa que se queimaria depois de 12 minutos no sol deve se queimar 2 horas (120 minutos) se protegida com um filtro solar de FPS 10 (10 vezes mais proteção). Na prática, a proteção de um filtro solar depende de fatores como: * O tipo de pele (cor) do usuário. * A quantidade que é aplicada e a frequência de reaplicação. * Atividades que o usuário faz (por exemplo, nadar leva a uma perda de filtro