Trabalho de Filosofia
Aluno: Felipe Viana
Série: 2ª série II
Professor: Ivanildo
01-De que forma o modelo político de Maquiavel distingue do modelo clássico?
Maquiavel acreditava que a forma perfeita de governo republicano é aquele que apresenta características monárquicas, aristocráticas e populares de forma harmoniosa e simultânea, ou seja, uma república mista. Observa que uma monarquia facilmente se torna uma tirania; que a aristocracia degenera em oligarquia e que o governo popular converte-se em demagogia, formas corrompidas da república segundo o ideal aristotélico.
02-Conceitue:
ETHOS- Significa caráter.
VIRTÚ- É a capacidade de adequar-se as situações políticas para que tenha o domínio sobre elas.
FORTUNA- É a imprevisibilidade, os acontecimentos inevitáveis na vida dos seres humanos e dos quais dependerá a sua sorte ou azar.
03-O que significa o termo ´´maquiavelismo´´ ?
São ações firmes em seus propósitos, ou seja, seguem um propósito e ignoram outras ideias, metodologias, diretrizes, pontos-de-vista ou objetivos. O que tiver de ser feito, faça, mas com atitude, sendo ela positiva ou negativa.
04-Para Maquiavel o que o governante deveria fazer para se manter no poder?
Ele acredita, que a manutenção do poder vai depender da habilidade do governante em aplicar as leis, a cada circunstância em que se apresenta.
05-Em que consiste a separação entre ética e política?
A política está vinculada à ética, cuja finalidade é a solidariedade que torna possível a convivência e o bem comum. A política se origina da natureza humana, que se distingue pela razão, a capacidade humana de fazer escolhas, e que, bem orientada, leva à `virtude´ , ou seja, à capacidade de lidar com os desejos e as paixões, tornando possível o bem coletivo e individual.
06-Porque Maquiavel defendia que o governante deveria privilegiar o temor do que o amor?
Pois quando o governante é temido, consequentemente ele acaba sendo mais respeitado, e quando esse governante é