TRABALHO DE FILOSOFIA
1-O artificialismo da sociedade moderna
As relações sociais e afetivas de Truman eram todas falsas. Sua mãe, seu pai, sua esposa, seu amigo eram falsos. Na sua vida e nas suas relações sociais e afetivas como é possível saber o que é real do que é falso o que é consistente do que é inconsistente o que é duradouro do que é temporário? Que critério você utiliza?
R: Minhas relações afetivas se resumem a minha família e amigos. Quando inicio algum tipo de relação com alguém primeiro eu julgo por aquilo que eu vejo (aparência) mas esse julgamento muitas vezes é errado, eu acredito que uma amizade pode durar para sempre se houver zelo entre as partes, mas nada é realmente duradouro quando não se há cuidado, até uma mãe pode ter seu amor por um filho extinguido, embora seja difícil.
A cidade de Truman parecia realmente uma cidade cenografia, havia um artificialismo muito grande em tudo. Como você poderia identificar o artificial em nossa sociedade?
R:
No começo do filme a mulher de Truman diz: ´´´para mim a vida particular e a publica são iguais´´. Reflita sobre as consequências desse tipo de pensamento, ou seja, de confundir e misturar o publico e o privado. Pense isso em termos sociais e politico.
R:
2- A sociedade ´´tevecentrica´´
No filme, observamos que os telespectadores passavam o dia inteiro assistindo televisão. Na sociedade moderna a TV também ocupa um lugar de destaque. Antigamente as famílias se reuniam á noite para contar ´causos´´, os pais contavam sobre os acontecidos, as mães relatavam as travessuras dos filhos... Atualmente todos se reúnem diante da TV, na sala onde é proibido falar, ela é o centro das atenções. Que reflexos podemos detectar desse tipo de comportamento para os grupos sociais, principalmente para a família?
R: A Tv é uma fonte de conhecimento e entretenimento, mas muito de seu conteúdo tem como objetivo influenciar o telespectador de alguma forma. O uso dessa ferramenta assim como outras tecnologias se tornou parte