Trabalho De Filosofia
Trabalho de Filosofia
Alunos: EVHELLYN SIQUEIRA,
KARINA SANTOS, LARISSA SOUSA,
LUIS HENRIQUE.
Natureza e cultura
O comportamento animal
Muitas vezes nos surpreendemos com as semelhanças entre os humanos e os animais. Tal como eles, temos inteligência, demonstramos amor e ódio, sentimos prazer, dor e sofrimento, expressamos alegria, tristeza e desejos, além de tantas outras características comuns que descobrimos no convívio com os animais.
A ação por instinto
Instinto é o impulso ou inclinação, comportamento inato e que independe da circunstância e do controle racional da vontade. Ação por instintiva é rígida por leis biológicas, idênticas na espécie e invariáveis de individuo para indivíduo.
Os atos instintivos ignoram a finalidade da própria ação. Em contrapartida, o ato humano voluntário é consciente da finalidade, isto é, o ato existe antes como pensamento, como possibilidade e a execução resulta da escolha de meios necessários para atingir os fins próprios.
O uso da inteligência
A inteligência dá uma resposta ao problema ou á situação nova de maneira improvisada e criativa.
A inteligência distingue-se do instinto pela flexibilidade, pois as resposta variam de acordo com a situação e também de animal para animal.
A Linguagem, limiar do humano
Na década de 1960, o casal de psicólogos Robert e Beatrice Gardner, sabendo que o chimpanzé não fala, recorreu á linguagem de sinais.
Realizaram a façanha de ensinar de 100 a 200 expressões, que foi capaz de formar frases com sujeito e predicado para pedir água, comida ou brinquedo. A linguagem humana é um divisor de águas entre a natureza humana e a dos animais. Somos seres que falam, e a palavra encontra-se no limiar do universo humano.
O agir humano: A cultura
A linguagem humana intervém como forma abstrata que nos distancia da experiência vivida e nos permite reorganizá-la em outro contexto, dando-lhe novo sentido.
Em antropologia, cultura significa tudo o que o ser humano produz
ao