Trabalho de filosofia
1) Aristóteles um sistema filosófico completo. I – Lógica, que abrange seis obras, genericamente denominadas de ORGANON: Categorias, Da Interpretação, Primeiros Analíticos, Segundos Analíticos, Tópicos e Refutação dos Sofistas.
II – Escritos científicos, integrados por quatro obras: Física, Sobre a Alma, Partes dos Animais e Astronomia.
III – Metafísica, que inclui os quatro livros que levam esse título. IV – Ética, com as seguintes obras: Ética a Nicômaco, Ética a Eudemo, Grande Ética, Política e Constituição de Atenas.
V – Poética, que abrange dois escritos: Retórica (8 livros) e Poética.
2) Por que é importante a lógica formal Aristotélica na elaboração dos raciocínios? A nossa razão atua como ordenadora dos fenômenos dispersos, mediante a intuição das essências substanciais das coisas que aparecem na experiência sensorial. Aristóteles valoriza o conhecimento das coisas da natureza pelas suas causas, bem como a classificação dos seres a partir da experiência, sendo que a lógica fornece os instrumentos conceituais necessários para essa ação ordenadora. Dentre os conceitos que a lógica oferece, sobressaem os de gênero e diferença específica. É possível fixar conceitualmente as características essenciais de uma determinada realidade, mediante a explicitação do gênero próximo ao qual ela pertence, adicionando a diferença específica, que é a responsável pela sua identidade, no contexto do gênero. Assim, por exemplo, a essência humana consistiria de duas notas: Animal (gênero próximo) e racional (diferença específica). Utilizando esse mecanismo, Aristóteles realizou amplo trabalho de classificação dos seres vivos, dando início à taxonomia. A lógica formal de Aristóteles, que estuda os esquemas de raciocínios válidos e independentemente do conteúdo dos mesmos, foi aperfeiçoada