trabalho de filosofia
R= Hegel que se afirma que a história é a realidade, que a razão, a verdade e os seres humanos são essencial e necessariamentehistóricos.
Comte levou a ídeia do progresso ao desenvolvimento da ciência. Essas ciências permitiriam aos seres humanos "saber para prever, prever para prover".
2. Como os filósofos do século XXpassaram a pensar a historia?
R= No século XX, levou á ideia de que a história é descontínua e não progressiva, cada sociedade tendo sua história própria.
3. Como era o otimismo dos filosofos doseculo XIX com relaçao às ciências e ás tecnicas?
R= Entusiasmada com as ciências e as técnicas, bem com a Segunda Revolução Industrial, a filosofia afirmava a confiança plena e total no saber cientificoe na tecnologia para dominar e controlar a natureza, a sociedade e os indivíduos.
4. Por que, no seculo XX, desapareceu o otimismo com relacao às ciencias e as tecnicas?
R= No Século XX, contudo, afilofia passou a desconfiar do otimismo cietífico-tecnológico do século anterior em virtude de vários acontecimentos: as duas guerras mundias, o bombadeio de Hiroshima e Nagasaki, os campos deconcentração nazistas e stalinistas, as guerras da Coreia, do Vietnã, do Oriente Médio, as ditaturas sangrentas da América Latina e da África, os problemas éticos e politicos surgidos com o desenvolvimentoda engenharia genética, etc.
5. Explique a distinçao feita pela escola de Frankfurt entre razao instrumental e razao crítica.
R= A razão instrumental é o razão técnico – cientifica que faz dasciências e das técnicas não um meio de liberação dos seres humanos, mas um meio de intimidação, medo, terror e desespero. A razão crítica é aquela que analisa e interpreta os limites e os perigos dopensamento instrumental e afirma que as mudanças sociais, políticas e culturais só se realizarão verdadeiramente se tiverem finalidade a emancipação do gênero humano e não das idéias de controle e...