trabalho de filosofia
O texto aborda principalmente o tema: Por que a filosofia da educação é importante? Ela é importante pois elabora pensamento crítico da realidade que nos cerca em relação com a educação, indagando a diferença entre a medieval e a moderna (interrupção da hierarquia) e entre outras questões.
O autor cita três teses fundamentais apresentadas por Amélie Oksenberg Rorty, a primeira diz respeito da importância dessa filosofia para as pessoas, pois a educação é necessária em qualquer sociedade e em qualquer circunstância e como diz o autor: " ...a educação recebida é decisiva na vida de cada pessoa..."então, cabe a elas o dever de saber como educar, entendendo mais sobre a filosofia da educação, na qual ajuda a organizar ideias nesse sentido educacional.
Na segunda tese, a principal ideia é de que para se ter um conhecimento de filosofia da educação é necessário que se aprenda também sobre os assuntos interligados a matéria. Para um bom andamento da educação, a política e a filosofia devem andar juntas, pois uma complementa a outra, é preciso conhecer os fundamentos, os processos e as finalidades educativas nas quais será possível com o estudo da política da educação.
Na terceira tese diz sobre a importância de se ensinar a história da filosofia da educação através de seus pensadores. É interessante que se aprenda como a educação chegou até os dias de hoje, para se entender o porquê de agimos diante desse processo educativo. E também as teorias epistemológicas, nas quais são importantes na formação de um professor, para o seu conhecimento diante do ensino que vai administrar e escolher uma linha para seguir.
Por fim, podemos citar outra questão importante que o autor fala que é a interdisciplinaridade da disciplina. É necessário que se misture a filosofia, em que seu principal objetivo é a compreensão das relações entre o fenômeno educativo e o funcionamento da sociedade, com a ciência que não vai questionar os