Trabalho de Filosofia
1- Sobre verdade e veracidade, a indagação pode ter dois sentidos, quais são eles?
R= O primeiro é se meu interlocutor está me dizendo uma verdade ou se está mentindo. Nesse caso, trata-se da veracidade, que nos coloca diante de uma questão moral: o indivíduo veraz é o que não mente. O segundo sentido é propriamente epistemológico: quero saber se a afirmação do meu interlocutor é verdadeira ou falsa. Para tanto, indago se a proposição corresponde a realidade, se já foi comprovada, se a fonte de informação é digna de crédito ou não.
2- Podemos alcançar a certeza?
R= A certeza é o resultado de nossa adesão ao que consideramos verdadeiro.
3- Explique o dogmatismo do senso comum:
R= No senso comum, o dogmatismo designa as certezas não questionadas do nosso cotidiano: de posse do que supõe verdadeiro, a pessoa fixa-se na certeza e abdica da dúvida. O mundo muda e os acontecimentos se sucedem e o dogmático permanece petrificado nos conhecimentos dados de uma vez por todas. Resistindo ao diálogo, teme o novo e não raro tenta impor aos outros seu ponto de vista, sucumbindo a intransigência e à prepotência.
4- Explique o dogmatismo filosófico:
R= O dogmatismo filosófico, porém, não tem como sentido pejorativo atribuído ao dogmatismo sem crítica do senso comum. A filosofia dogmática serve para identificar os filósofos que estão convencidos de que a razão pode alcançar a certeza absoluta.
5- O que é preposição?
R= Expressão linguística de um enunciado (com sujeito, verbo e predicado) que pode ser verdadeira ou falsa. O mesmo que juízo.
6- O que é dogma?
R= Dógma, em grego significa "doutrina", "ensinamento". Dogmatikós, "o que se funda em princípios" ou aquilo que é "relativo a uma doutrina".
7- Explique o que é um cético:
R= O cético tanto observa e pondera que conclui, nos casos mais radicais de ceticismo que o conhecimento é impossível. Nas tendências moderadas, o cético suspende provisoriamente qualquer juízo ou admite apenas uma forma