Química Orgânica
Substâncias Naturais Orgânicas
As substâncias orgânicas são formadas a partir de arranjos do elemento químico carbono. O carbono é, por esse motivo, a base de todas as formas de vida que conhecemos
Os açúcares, as proteínas e os lipídios são substâncias orgânicas encontradas nos tecidos vivos.
Glicose, sacarose, frutose, lactose, por exemplo, são substâncias empregadas pela indústria alimentícia na fabricação de balas, bombons, biscoitos, bolos. A indústria farmacêutica também as emprega. Essas substâncias são açúcares.
Na agricultura, utilizam-se fertilizantes em cuja composição entra a ureia , uma substância de origem animal -- apesar de poder ser produzida em laboratórios.
Diariamente, consumimos produtos derivados do leite, um alimento essencialmente orgânico. A indústria de cosméticos também usa substâncias orgânicas de origem animal e vegetal na fabricação de xampus, óleos, loções, cremes, sabonetes, etc. Na composição desses produtos também entram compostos orgânicos sintéticos, como acontece com os detergentes, os pigmentos aromatizantes, etc. As refinarias de petróleo fabricam diversos produtos utilizados pelo homem em sua vida diária e que também alimentam outras indústrias.
Exemplos de Substâncias Orgânicas:
Etanol, álcool ou álcool etílico são palavras que se referem à mesma substância: um composto orgânico de fórmula C2H6O. Tanto o álcool combustível, como bebidas alcoólicas, produtos de limpeza, tintas e qualquer outro produto que contenha o composto utiliza o mesmo álcool, obtido por fermentação do açúcar ou síntese em laboratório. As diferenças ocorrem na destilação, utilizada em algumas aplicações do álcool, e nos processos de pósprodução do produto:
Origem: de onde vem o etanol
Embora seja orgânico, o etanol não é encontrado puro na natureza e precisa ser fabricado. Há processos complexos para a obtenção da substância, porém, o mais difundido é a fermentação de açúcares de plantas ricas em açúcar ou