TRABALHO DE FILOSOFIA
-UNIDERP INTERATIVA-
MARIANA DA SILVA
TRABALHO DE FILOSOFIA APLICADA AO SERVIÇO SOCIAL
FAXINAL DO SOTURNO – RS
2011
Introdução
.
A filosofia, mais do que uma atividade culturalmente significativa, é necessária diante da exigência de critica dos valores e representações que tornam compreensíveis um modo de ser e viver. Pois “cabe à filosofia dar a razão de ser das coisas” e de justificar criticamente um modo de ser e viver.
Nesta perspectiva a filosofia como disciplina se justifica no curso de Serviço Social na medida em que traz à tona as razões de ser dos diferentes momentos históricos da sociedade humana. Explicando os diferentes modos de ser da sociedade, a partir de pensadores e teorias que influenciaram, e em certa medida justificam a inovação da pratica da assistência social.
Propõe também a importância da reflexão filosófica para compreensão da sociedade como unidade sistêmica, bem como para uma pratica intervencionista consciente responsável e eficiente.
Aula-tema: Filosofia da Antiguidade-Pré-Socráticos – Sócrates
A Filosofia Antiga teve inicio no século VI a.C. e se estendeu até a decadência do império romano no século V d.C.. Podendo ser dividida em três períodos: pré-socrático, socrático ou clássico e helenístico. Os dois autores mais importantes da filosofia antiga em termos de influência posteriores foram Platão e Aristóteles. A Filosofia antiga nasceu de uma necessidade em explicar o mundo com explicações reais, sem buscar explicações na mitologia, no incompreensível, derrubando assim o mito para introduzir uma nova forma de analisar e compreender o mundo e seus fenômenos. Sócrates acreditava na imortalidade da alma e que teria recebido, em certo momento de sua vida, uma missão especial de Deus Apolo apologia, a defesa de logos apolíneos conhece-te a si mesmo. O mundo da filosofia antiga é a compreensão