Trabalho de filosofia
DE
FILOSOFIA
Humanismo
Campo Grande, 04 de Setembro de 2012 Introdução
Neste trabalho, iremos comentar um pouco sobre o Humanismo, que é uma forma interessante de ver o mundo. Explicaremos onde surgiu, as principais ideias, os representantes da corrente e as contribuições à sociedade. O Humanismo, de forma geral, tirou o Teocentrismo de lado e colocou o Homem no centro da vida. Com o nosso trabalho, buscaremos entender essa corrente como forma de vida para a fixação do aprendizado, finalizando com uma explicativa conclusão.
Humanismo
O que é Humanismo? Humanismo é a filosofia moral que coloca os humanos como principais, numa escala de importância. É uma perspectiva comum a uma grande variedade de posturas éticas que atribuem a maior importância à dignidade, aspirações e capacidades humanas, particularmente a racionalidade. Embora a palavra possa ter diversos sentidos, o significado filosófico essencial destaca-se por contraposição ao apelo ao sobrenatural ou a uma autoridade superior. Desde o século XIX, o humanismo tem sido associado ao anticlericalismo herdado dos filósofos Iluministas do século XVIII. O termo abrange religiões não teístas organizadas, o humanismo secular e uma postura de vida humanista.
Origem O movimento Humanista surgiu no final do século XIV, no final da Idade Média, durante o período da Renascença, como um movimento intelectual, voltado para uma educação nos moldes clássicos, onde se dava ênfase aos estudos da gramática, retórica, história, poesia e a filosofia moral. O fundador do movimento Humanista foi o poeta italiano Francesco Petrarca (1304-1374), o seu pensamento baseava-se no antropocentrismo, se antes Deus e a igreja eram o centro e guiavam o homem e seus passos, agora é o homem por si só através das mais aprofundadas reflexões