Thomas malthus
Teoria Neoclássica: A teoria neoclássica enfatizava os princípios gerais da administração (planejar, dirigir, organizar, controlar) focando sempre resultados e objetivos reais, visíveis. O grande idealizador dessa teoria foi Alfred Marshall (1842-1924) que juntou três teorias: custos de produção, da oferta e da procura, e a escola marginalista que acreditava que o valor de um produto não depende do trabalho gasto para produzi-lo mas sim do quanto escasso ele era.
Teoria Keynesiana: A partir das teorias de John Maynard Keynes (1883-1946) a Lei de Say (a oferta cria sua própria procura) foi transformada e invertida, pois para Keynes o governo assumia um papel importante na economia buscando novas formas para conter o desequilíbrio da economia evitando a inflação e incentivando o investimento no setor privado. Com essas medidas a oferta de emprego aumentaria e com isso o mercado consumidor se sustentaria.
Período Recente: Com o passar dos anos a teoria econômica vai ficando cada vez mais moderna e informatizada, permitindo uma maior e melhor aplicação dessas teorias econômicas, possibilitando sua inovação, englobando a vida humana nos aspectos econômicos fazendo com que qualidade de vida das pessoas se beneficiasse.
Abordagens Alternativas: A partir delas novos pensamentos são formados e críticas estabelecidas sobre a teoria econômica. Um exemplo disso é a escola marxista e institucionalistas, que defendem a análise da economia de um determinado período de tempo a partir da sua história e fatores sociais, levando a entender melhor aquela época em estudo. Tais conceitos sobre a economia fez com que ela se