trabalho de filosofia
1- O jusnaturalismo e juspositivismo são duas perspectivas possíveis para pensarmos na relação entre o direito e a moralidade. De que maneira esta relação aparece em casa uma das respectivas teorias? a- Juspositivista- para eles o direito e a justiça só existem através de normas positivadas. O direito positivo é aquele que o Estado impõe a coletividade e que deve estar adaptado aos princípios fundamentais do direito natural. b- Jusnaturalismo – eles defendem que o direito acontece independente da vontade de nós (humanos), sendo assim eles acreditam que o direito é algo natural buscando sempre um ideal de justiça. O direito natural é universal, imutável e inviolável, é a lei imposta p-ela natureza juspostivista. O jusnaturalismo é uma ideologia jurídica moderna, uma doutrina, a qual afirma a existência e a possibilidade do conhecimento de um direito natural
2- Uma das marcas do Estado democrático é a sua relação com as leis. São elas que definem o exercício impessoal do poder, com base nas escolhas e determinações da coletividade expressas através do voto. Em um Estado democrático o que confere a legitimidade das leis?
R: A legitimidade que justifica todo o poder coercitivo do Estado, sobre seus membros ocorre através do ordenamento jurídico. Tais teorias valorizam a importância da legalidade afirmando a sua ligação com a democracia, povo. É através dos princípios democráticos legais que vão se estabelecer as regras de consulta popular(direta ou indireta) para a busca do consenso sobre uma norma. A legitimidade trata de um processo democrático e, é pautado por normas.
3- “Ao ler as ponderações de Hobbes chegamos a conclusão de que o homem não é um ser naturalmente social”. Explique esta afirmação.
R: Para Hobbes não é natural essa associação entre homens. Para ele somente um contrato enseja que os homens, que vivem em função de seus interesses pessoais, passem a viver em conjunto. Hobbes dirá que a indignação dos homens esta