Educação Ambiental
A Educação Ambiental deve buscar valores de conduzam a uma convivência harmoniosa com o ambiente e as demais espécies que habitam o planeta, auxiliando o aluno a analisar criticamente o principio antropocêntrico, que tem levado à destruição inconseqüente dos recursos naturais e de varias espécies. Para tanto é preciso considerar que a natureza não é fonte inesgotável de recursos, suas reservas são finitas e devem ser utilizadas de maneira racional, evitando o desperdício e considerando a reciclagem como processo vital e que as demais espécies que existem no planeta merecem nosso respeito. Alem disso a manutenção da biodiversidade é fundamental para a nossa sobrevivência.
É necessário planejar o uso e ocupação do solo nas áreas urbanas e rurais, considerando que o ser humano precisa ter condições dignas de moradia, trabalho e transporte e lazer.
A escola é o espaço social e local onde o aluno Dara seqüência ao seu processo de socializa;cão as praticas realizadas e os valores trabalhados representam um exemplo daquilo que pode contribuir para formação de cidadãos responsáveis.
Com os conteúdos ambientais permeando todas as disciplinas do currículo e contextualizados com a realidade da comunidade, a escola ajudara o aluno a perceber a correlação dos fatos, e a ter uma visão holística, ou seja, integral do mundo em que vive. Para isso a educação ambiental deve ser abordada de forma sistemática e transversal em todos os níveis de ensino assegurando a presença da dimensão ambiental de forma interdisciplinar nos currículos das diversas disciplinas