Trabalho de filosofia
Trabalho sobre Lima Barreto
E Monteiro Lobato
Amambaí - MS
Colégio Celq
Trabalho sobre Lima Barreto
E Monteiro Lobato
Professora: Marta
Alunas: Luana Nobre e Thaís Caroline
N°: 11 e 18
2° ano E.M
Amambaí - MS
1. Lima Barreto fazia muitas criticas a sociedade da época, em especial, ao preconceito e as condutas políticas q visavam o favorecimento pessoal. Com base nessas afirmações, assinale as opções corretas sobre o trecho. I. Em “venho pedir-lhe um pequeno auxilio, um óbulo, para a festa da Conceição, a nossa padroeira, de cuja irmandade sou tesoureiro”, o escrivão aparece como uma figura publica que tem interesse em se aproveitar do novo morador da região, adquirindo, mediante a sua posição política, ajuda pecuniária para eventos pessoais.
II. Em “O senhor vera com o tempo, major. Na nossa terra não se vive senão de política, fora disso, babau! Agora mesmo anda tudo brigado por causa da questão da eleição de deputados...”, a importância da política como único meio de alcançar um objetivo, ressalta a corrupção e a irregularidade do governo.
III. Em “este malandro quer ficar bem com os dous, para depois arranjar-se sem dificuldade. Estava tirando sardinha com Mao de gato... Aquilo devia ser um ambicioso matreiro; era preciso cortar as asas daquele estrangeiro, que vinha não se sabe donde!”, esta claro que Policarpo Quaresma é mal interpretado pelo escrivão que vê em seu distanciamento das rixas políticas um meio para se dar bem.
IV. Em “o major ficou a pensar no interesse estranho que essa gente punha nas lutas políticas, nessas tricas eleitorais, como se nelas houvesse qualquer cousa de vital e importante”, Policarpo Quaresma esta dissimulando sua verdadeira opinião, pois acredita que todas as pessoas devem se envolver nas causas locais para