Trabalho de filosofia
Os povos se enfureceram selvagemente; a fúria dos reis cresceu; igrejas foram assaltadas pelos heréticos e defendidas pelos católicos. No entanto, nesses tempos em que o estudo das letras declinou e desapareceu das cidades da Gália, não mais se encontram estudiosos da literatura para descrever os acontecimentos dessa época. Por isso, procurei escrever para as gerações futuras a memória do passado.
Agora responda: a) No primeiro parágrafo, a quais acontecimentos o texto se refere? b) Nesse contexto histórico, qual o papel desempenhado pela igreja no plano cultural?
2. "Toda a verdade, dita por quem quer que seja, é do Espírito Santo". Interprete essa frase o de santo Ambrósio, em que contexto ela surgiu e como essa concepção afetou a investigação filosófica.
Essa frase surgiu no tempo que a fé conflitava com a razão (idade média), e usava a filosofia e a ciência para explicar as verdades de Deus.
3. Em que consistiu a patrística? Qual era o seu objetivo?
Era uma filosofia cristã, que foi feita pelos padres, no qual elaborava as verdades da fé e uma defesa contra os pagãos heresias que eram politeístas.
4. Explique a relação que estabelece Agostinho entre corpo espírito.
Para Agostinho, o espirito era uma obra de deus, no qual foi dado a nos para nos cuidar do nosso corpo. No qual nosso espirito controla nosso corpo e nossas vontades, nunca as vontades controlaram o nosso corpo. 5. Que papel tem a vontade humana no pensamento agostiniano?
6. De que maneira o conceito de graça divina, defendido por Agostinho, rompe com a ética pagã?
7. Em que contexto histórico se desenvolveu a escolástica?
Na idade média, onde o pensamento “clássico” conflitava com o conhecimento religioso. 8. Explique a chamada "questão dos universais". Qual posição você adotaria nessa discussão?
9. "Inserida