Trabalho De Filosofia I
Autor- Fernando Luiz Dias de Souza
Filosofia do Direito – Professor Paulo Bandeira
Resumo
O presente artigo tem como objetivo fazer um apanhado teórico-conceitual a respeito do que seja justiça, analisando sua relação com o caso concreto, traçado por uma multiplicidade de opiniões que irá discutir não somente sua importância, mas também as contribuições para o direito positivado e, ao final, apresentar ideias de justiça e os predicados que o cercam ancorados, grosso modo, no livro I, “A República” escrita por Platão e no livro Filosofia do Direito escrito por André Oliveira. O intuito que se faça uma reflexão.
Palavras-chave: Justiça. A busca da verdade.
Introdução
Este trabalho versa sobre o conceito de justiça, tema de grande relevância para a população Brasileira, vez que precisamos mudar a forma de pensar da sociedade e, conseqüentemente, buscar alternativas, num contexto jurídico, na interpretação e aplicação do direito.
Com isso, buscou-se trazer à baila não só uma definição de justiça, mas, também, sua relação com o direito, o que, para muitos, significa a simplesmente aplicar uma sanção penal e preservar dos direitos constitucionais garantidos.
Assim sendo, qualquer que seja o significado de justiça, do senso comum, antes de tudo, é possível entendê-la como, um equilíbrio razoável e proporcional das relações em uma determinada comunidade, obtidas através do respeito mútuo e do conhecimento das leis.
Definição de justiça
Em nossa vida cotidiana, afirmamos, negamos, aceitamos ou recusamos coisas, pessoas, situações sem questionar a verdade, com opiniões estabelecidas e ensinadas como uma doutrina inquestionável, ou seja, uma opinião que não pode ser contestada nem criticada, um dogma.
Em busca de transcender aquilo que está positivado, surge à necessidade de encontrar o verdadeiro sentido da justiça, o que torna muito difícil, pois desde criança cremos que o mundo existe e que é exatamente da forma como o percebemos.
Como