trabalho de filosofia aplicada ao servi o social
Serviço Social - 2° Semestre
Filosofia Aplicada ao Serviço Social
Raimunda Nonata Fernandes Farias – RA 9577478614
Vanusa Padilha de Assis Fernandes – RA 9576425026
Christiane Araujo Ribeiro Viana- RA 9675483684
Isabela Maria da Conceição – RA 9570413301
Izildinha Paulo de Melo – RA 9677484017
Laura Francisca de Santana – RA 8743152385
– Tutor a Distância –Mariciane Mores Nunes (EAD)
SOBRADINHO - DF, 8/11/2014
Introdução
Nesse trabalho vamos aprofundar nosso conhecimento a partir do estudo do Capítulo II do Código de Ética do Assistente Social, tendo como base o quinto Código de Ética elaborado pela categoria (1993). Esse capítulo tem como principal objetivo tratar dos deveres fundamentais da profissão, a fim de qualificar os serviços prestados à sociedade por seus profissionais.
Diante do cenário mundial vemos que as transformações são numerosas: econômica, cultural e social. Tais transformações que implicam diretamente ou indiretamente na questão ambiental, onde a ação humana sem consciência da fragilidade e importância do meio ambiente ocasiona inúmeros problemas a qualidade de vida. A partir de tais referências vamos também aprofundar nosso conhecimento estudando a Carta da Terra, tal que influencia a atuação do Assistente Social no cenário ambiental.
Capítulo II do Código de Ética do Serviço Social
No capítulo II do código de ética do assistente social que, o serviço social adquire no mundo uma técnica que impõe aos membros da profissão aos membros da profissão de maiores encargos a responsabilidade e desempenho na função que atua na profissão. O assistente social é obrigado a respeitar as exigências previstas na legislação que lhe especifica aos órgãos criados para orientar, disciplinar e fiscalizar o desempenho das tarefas. Contudo, sua profissão deve respeitar as posições filosóficas, políticas e religiosas com dignidade da pessoa humana O assistente deve colaborar com os poderes públicos, na preservação