Trabalho de filosofia antropologia do cuidar
CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGIAS E DA SAÚDE
CURSO DE ENFERMAGEM
DISCIPLINA: FILOSOFIA E CONHECIMENTO TECNOLÓGICO
PROF. ERMANO R. NASCIMENTO
ANÁLISE CRÍTICA DO LIVRO:
ANTROPOLOGIA DO CUIDAR
(FRANCESC TORRALBA I ROSELLÓ)
ROBERTA THAINÁ S. BARROS DOS SANTOS
Recife, 21 de Setembro de 2015
INTRODUÇÃO
Francesc Torralba i Roselló (Barcelona,1967) Doutor em filosofia e teologia, formado em filosofia na Universidade de Barcelona (1993) e em Teologia pela Faculdade de Teologia da Catalunha (1997). Pesquisou e estudou a língua dinamarquesa para escrever uma tese sobre o filósofo Kierkegaard Soeren, em 1992.
Ganhou o Prêmio Especial pela melhor tese em doutorado na Faculdade de Filosofia, Universidade de Barcelona. Seus trabalhos especificam uma análise profunda de preocupação com a abordagem de ordem e ética. Suas obras são: Antropologia do cuidar (1998), Filosofia da Medicina (2001), A ética do cuidado (2002), Com a hospitalidade (2003) e Kierkegaard no labirinto de máscaras (2003).
DESENVOLVIMENTO CRÍTICO
A enfermagem tem a experiência e a prática, já a antropologia filosófica faz a reflexão da teoria para a compreensão total do ser. A enfermagem observa o ser humano através da ação do cuidar. O ambiente de trabalho do filósofo costuma ser a biblioteca, já o enfermeiro, seu ambiente de trabalho é posicionado em plantões hospitalares. Relacionando a antropologia filosófica com a enfermagem podemos ver suas diversas distinções onde os desafios são muitos.
A enfermagem traz a antropologia filosófica experiência, mas, sobretudo a sensibilidade de olhar e cuidar de um paciente, a realidade de viver em hospitais, a cotidianidade. Por outro lado, a antropologia filosófica traz a reflexão sobre a condição humana, de estudar os sentimentos do doente.
Ninguém mais que o enfermeiro para conhecer o ser humano doente, então a reflexão da antropologia filosófica é muito útil para o profissional de