As Ci Ncias Sociais E A Enfermagem
As ciências sociais esta interligada com a sociologia, antropologia e a ciências políticas, onde na sociologia estudamos a relação de um individuo com um grupo, ou seja, a maneira na qual ele se relaciona na sociedade, como se coporta, como age em determinadas situações; já na antropologia analisamos o estudo das culturas, sua diferença é onde o individuo (O HOMEN) deixaram transparecer suas crenças, valores, medos, angustiam, perspectivas de vida e etc. A ciência política identifica o processo em que se correlaciona o poder e a liberdade, o que poderá ou não ser feito é suas escolhas seu livre arbítrio.
Introduzindo esses tópicos na área da enfermagem no qual se faz de extrema importância, pois convivemos e lidamos com as ciências sociais no dia-a-dia, principalmente se comparada com as diferenças de classes sociais. Sabemos que o desenvolvimento das praticas de saúde esta associada às estruturas sociais das diferentes nações em épocas diversas, pois cada período histórico é determinado por uma formação social especifica na qual traz consigo toda característica própria que engloba sua filosofia, sua política, sua economia, suas leis e suas ideologias e sabemos que toda vez que falarmos de saúde iremos depender de um perfil epidemiológico (onde inclui a população, lugar, tempo e comunidade) que nos ira direcionar para um cenário político e econômico.
Partindo do ponto de vista do surgimento do homem no planeta, teremos a pratica da saúde instintiva, onde a mulher é a precursora do atendimento as necessidades de saúde da raça humana. Isto porque as divisões sociais do trabalho, na estrutura familiar dos grupos primitivos, contemplam-a como responsável pelos cuidados com as crianças, velhos e doentes. Na concepção teológica também coube à primeira mãe EVA o cuidado para com seus filhos. A proteção materna instintiva foi à primeira forma de manifestação do homem, no cuidado ao seu semelhante, pois nas épocas nômades ,quando as