o que é cultura
Ao longo da história a palavra cultura sofreu uma série de transformações quanto ao seu conceito e significado, pois, em alguns períodos o seu significado era dado como favorecimento de algumas classes, pensamentos, etc.
Buscando o significado deste termo, vemos que a palavra “cultura” é de origem latina, e provém do verbo colere que significa cultivar, honrar, criar, e cuidar.
No final do século XI, surgiu a noção de cultura, e ela estava relacionada ao cultivo da natureza, dando assim a origem da palavra “agricultura”. Devido à honra prestada aos deuses pelos homens através de cultos às divindades, e também ao cuidado dos adultos com as crianças houve então um esclarecimento deste termo.
Mais tarde por volta do século XVI (Renascimento) os humanistas do período começaram a usar a palavra cultura com sentido figurado de “cultivo do espírito”. E assim o termo passou a significar a capacidade intelectual e aprimoramento das qualidades naturais do homem.
No século XVIII (Iluminismo) acontece a relação da expressão cultura do espírito com as artes, ciências e letras. Por este motivo o termo cultura passou a ser utilizado para designar não somente o desenvolvimento da capacidade intelectual, mas também o resultado do trabalho intelectual dos homens.
No livro “Convite à Filosofia” no ano de 2001, a autora Marilena Chauí diz que a cultura passa a significar os resultados da formação ou educação dos seres humanos, levando-nos a ver assim, que o conceito de cultura expresso em obras, feitos, ações e instituições (artes, ciências, filosofia, etc) permaneceu ao longo da história desde o Iluminismo até os dias atuais. Além disso, neste período também acontece a associação do termos cultura com o termo progresso enquanto aprimoramento da ação humana edo domínio sobre a natureza.
No século XIX com avanço das Ciências da Natureza o surgimento das Ciências Humanas e a Revolução Industrial fazem aumentar de forma acelerada a produção material do homem.