trabalho portugues
Sexualidade nas escolas é um tema polêmico, gera muitas discussões e divergências, este teor causa ainda muitas dificuldades e incertezas para o corpo docente. Na década de 90 criou-se os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) com a finalidade de padronizar o processo da sexualidade na escola brasileira.
Sobre este tema sexualidade, os autores do artigo, fizeram pesquisas qualitativas e entrevistas com professores da área de educação física..
Foram selecionados cinco professores, com no mínimo de cinco anos de experiência docente, foram elaboradas três perguntas, dentre elas, se os professores já se depararam com situações que estão ligadas a sexualidade, qual o papel da educação física no trabalho da orientação sexual na escola e se os docentes trabalham com o tema orientação sexual em suas aulas.
A finalidade da pesquisa para os autores eram obter respostas dos docentes no tocante a práticas deles com orientadores, se eles exerciam esta função de fazer esta orientação sexual nos finais do ensino fundamental.
Para fazer uma analise criteriosa dos resultados os dados coletados foram separados em duas categorias: a primeira como os professores observavam as manifestações da sexualidade nos alunos, e a segunda como eles e a escola compreendiam o trabalho sobre a orientação sexual nos últimos anos de ensino fundamental
Notou-se nas pesquisas que existem desigualdades e preconceitos entre os adolescentes, e que a educação física acaba assumindo a função de possibilitar aos alunos a conhecerem o seu corpo, os seus limites, prazeres e os desejos.Portanto após a coleta das informações e uma analise minuciosa contatou-se entre os entrevistados que a escola tem um papel relevante concernente o desenvolvimento do trabalho de orientação sexual, este assunto para os docentes pode contribuir na formação do cidadão.