TRABALHO DE FILOS FIA DA EDUCA O
INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS.
FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO
CRISTOVÃO ATÍLIO
GERACINA FRANCISCO DOS SANTOS
IGLA RAFAELA DOS SANTOS CARNEIRO.
BARREIRAS
2014
GERACINA FRANCISCO DOS SANTOS
IGLA RAFAELA DOS SANTOS CARNEIRO
Trabalho apresentado como requisito de avaliação final da disciplina Filosofia da Educação com base nas aulas e debates oferecidos pelo professor
Cristóvão Atílio. O texto tem como objetivo proporcionar uma reflexão sobre a importância dos métodos educativos com base nas teorias de alguns filósofos como Homero, Montaigne, Platão e
Descartes.
BARREIRAS 2014
Sabe-se que vivemos em um mundo composto por regras, onde nós seres humanos, desde ao nascermos somos submetidos a cumpri-las, ou seja, estamos presos numa caverna onde a sociedade impõe como devemos agir perante ela. O mito da caverna de Platão traz esta reflexão, o qual nos faz perceber, que muitas são as cavernas em que nos envolvemos e pensamos ser a realidade absoluta.
Com a educação isso não é diferente. No mito da caverna nota-se que os prisioneiros viviam acorrentados e presos a simplesmente imagens refletidas na parede.
Na educação contemporânea somos submetidos a modelos educacionais ultrapassados, onde alunos entram em sala de aula, fica observando as “imagens projetadas em um quadro” e um professor no centro transmitido um conhecimento de forma tradicional e pouco significante. Sabemos que a educação se constrói com debates, conversas e idéias diante de uma situação ou metodologia. A educação deve proporcionar ao discente um pensamento reflexivo e critico onde este se sinta na necessidade de querer pensar sobre a sua real existência e em busca do novo.
Todavia, por serem leigos os cidadãos sentem-se presos
a
certas
crendices
e
Platão, em detalhe da Escola de Atenas, de
superstições do cotidiano. O texto de Platão traz
Rafael
uma critica sobre o modelo educacional, em que
Segnatura. Palácio Apostólico, Vaticano.
Sanzio
(c.
1510).