Trabalho De Etica
1. Introdução 1
2. A Fase Antiga da Ética e seus Fundadores 2
2.1 SÓCRATES 2
2.2 PLATÃO 2
2.3 ARISTÓTELES 3
3. Conclusão 4
4. BIBLIOGRAFIA 5
1. Introdução
A história da ética é um assunto complexo que exige alguns cuidados em seu estudo, visto que ela compreende o estudo de todas as normas que regulam a conduta humana desde os tempos pré-históricos até aos nossos dias. O presente trabalho tem como objectivo responder a recomendação deixada em sala de aulas pelo docente da cadeira no sentido de fazer uma síntese sobre a fase da antiguidade, seus fundadores, suas a concepções sobre ética, e na sua como deve ser um homem guiado pelos princípios éticos.
O presente trabalho revela-se de capital importância pois de uma forma sintáctica o mesmo demonstra quais as balizas em que um e outro autor se identifica com a ética, e ao mesmo tempo equipara-se a uma “buzina” que desperta atenção sobre a necessidade dos princípios éticos para o individuo e a sociedade em geral.
Conforme o índice acima o presente trabalho este estruturado em três grandes grupos que são:
1) Introdução
2) Os Fundadores da Ética
3) Conclusão.
E de referir que no sub - ponto (2.2) anuncia-se a comparação entre a alma humana e o Estado, entretanto apenas foi desenvolvido ao pormenor a alma humana, por entender-se ser a mais relevante para o estudo em causa.
2. A Fase Antiga da Ética e seus Fundadores
A fase Antiga da ética refere-se a um dos momentos históricos de evolução das sociedades humanas; anteriores ao Feudalismo, Capitalismo, Socialismo..., etc.
2.1 SÓCRATES
Sócrates aposta na busca contínua da verdade adormecida no indivíduo por meio do diálogo e da reflexão; ademais, ele usou a ironia e perguntas críticas para uma reflexão individual a respeito dos valores e da vida no geral.
Sócrates defende a existência de um saber universal que decorre do interior do próprio homem, daí que se pode conceber uma moral universal fundamentada na razão, pois todo o homem é racional,