Trabalho UAM
Não grite, mas não fale baixo. “Falar mais alto demonstra envolvimento”. Evite vícios de linguagem como “né”, “tá” “ tipo”, “na verdade”. “Isto irrita aplateia”, diz Polito. http://exame.abril.com.br/carreira/noticias/11-taticas-dos-oradores-de-sucesso-para-apresentacoes?page=3 De acordo com o texto,
a.
Para haver maior descontração, é importante que o enunciador inicie com uma piada, assim conseguirá prender a atenção da plateia. No decorrer da apresentação, utilizar imagens e passagens que contenham ironia. Isso deixará o assunto mais leve e mais aceitável à plateia.
b.
O humor deve ser evitado em qualquer tipo de apresentação, por torná-la ofensiva. Segundo Polito, vícios de linguagem fazem a apresentaçãoperder a credibilidade, e a falta de seriedade pode fazer os espectadores perderem o interesse.
c.
Uma boa apresentação precisa conter elementos que prendam a atenção do público, mas antes é importante que o enunciador seja descontraído. Como demonstração disso, é indispensável que ele inicie com uma piada, pois a plateia irá interagir melhor com o enunciador.
d.
Polito afirma que inserir um tom de bom humor pode dar à apresentação um ar mais descontraído, mas tudo com parcimônia, para provocar humor no público sem desvalorizar ou desfocar a apresentação. Alerta também para que o enunciador tome cuidado com a linguagem utilizada.
e.
Em uma apresentação oral, o mais importante é o tom de voz. Segundo Polito, o enunciador deve falar o mais alto possível para prender a