Trabalho de etica
Durante a História surgiram três tipos de conceitos de ética:
- Ética da natureza: liga à natureza a origem das regras éticas, por isso na origem da ética estariam os fatores biológicos. Sob o ponto de vista desta origem, a solidariedade, o altruísmo e a disciplina não passam de questões instintivas. Charles Darwin fundamentou que lealdade, amor e fidelidade são para nós como é para outros animais. O efeito dessa origem reforça o determinismo biológico. Com o surgimento da antropologia se entende que o ser humano depende mais da cultura do que do determinismo biológico.
Explicação: Na natureza da ética se afirma que as regras éticas estão ligadas a fatores biológicos, por isso, quando temos sentimento de compaixão por alguém estamos agindo por instinto. Charles Darwin declara que alguns aspectos como amor, lealdade e fidelidade é igual para nos humanos como para os animais. Com o surgimento da antropologia surge a idéia de que agimos mais pela forma de cultura do que por fatores biológicos.
- Ética heterônoma: Provém especialmente da concepção religiosa cristã, afirma que a origem última das normas éticas está em Deus, dai o nome heterônoma porque é algo fora da condição humana que pede o cumprimento de normas. Em outras palavras, algo é bom porque vem de Deus e é ele que pede o cumprimento das leis. Como sabemos, pode uma pessoa falar em nome de Deus e colocar suas exigências como sendo exigências de Deus. Seria um pedido a Deus para controlar o comportamento ético de outras pessoas.
Explicação: Ética heterônoma afirma que a origem das normas éticas está em Deus, assim cumprindo as leis estamos obedecendo a Deus. Devemos nos submeter a uma vontade superior, vinda de Deus
- Ética autônoma: Mantém a fonte e a origem dos atos éticos na própria condição humana. A partir do filósofo Emanuel Kant, se entende que o psiquismo de cada pessoa já apresenta uma capacidade natural de saber o que é bom ou ruim. A essência