trabalho de estágio
Antropoides: os fosseis mais antigos de primatas até hoje são do Cretáceo Superior. Entretanto, foram os macacos do Velho Mundo que deram origem aos antropoides, entre 33 e 24 milhões de anos. Os antropoides atuais podem ser divididos em dois grupos: os antropoides africanos (gorilas, chipanzé, bonodo e homem) e os antropoides asiáticos (gibão e orangotango). Há diferenças nítidas entre estes grupos, cuja ramificação parece ter ocorrido entre 12 e 15 milhões de anos. Há evidencias anatômicas, fosseis e moleculares de que o ser humano descende dos primatas.
Cladismo ou Sistemática filogenética: é a classificação baseada na filogenia das espécies e é atualmente a mais aceita pela maioria dos biólogos, por ser bem justificada teoricamente. O cladograma só pode ser usado para classificar grupos monofiléticos.
Cladograma: raiz: simboliza um provável grupo (espécie) ancestral do grupo a ser considerado. Nós: pontos onde ocorreram eventos cladogênicos. Ramos: linha que conduz a um ou mais ramos, grupos terminais. Terminais: indica o surgimento do táxon em questão (espécie, gênero, família etc.)
Coevolução: quando duas ou mais espécies interagem de forma que uma exerce uma força seletiva sobre a(s) outra(s) e ambas terminem por evoluírem juntas. Ela pode ocorrer entre a relação de um predador e sua presa, de um parasita e de seu hospedeiro e de polinizadores e suas flores etc.
Competição interespecífica: ocorre em casos nos quais os recursos disponíveis sejam limitados e/ou escassos, de forma que as espécies necessitem “lutar” pela utilização destes recursos.
Especiação