MEIOS FÍSICOS: TIPOS DE CABOS E CABEAMENTOS ESTRUTURADOS
MEIOS FíSICOS: TIPOS DE CABOS E CABEAMENTOS ESTRUTURADOS
Autores:
BRUNA TEIXEIRA
INGRID RAMOS
FELIPE VASCONCELOS
RAPHAEL HENRIQUE
SÃO PAULO, 2014
INTRODUÇÃO
A estruturação das redes de computadores e sua fusão com as redes de telecomunicações, em geral, é um passo importante para que as organizações possam responder de uma forma rápida e eficaz às novas solicitações tão grandes quanto a importância da comunicação no nosso dia-a-dia.
O fato é que os sistemas em rede hoje estão presentes em nosso cotidiano mais do que podemos imaginar. Eles estão presentes nas residências controlando a iluminação, o aquecimento, os sistemas de segurança e até mesmo o entretenimento. Nos edifícios comerciais e nas indústrias, controlam o acesso das pessoas, os sistemas de ar-condicionado, os elevadores, a iluminação e muito mais.
O objetivo deste trabalho é ampliar o nosso conhecimento sobre cabeamento de redes e que estão preocupados em acompanhar a constante evolução dessas tecnologias.
1. O INÍCIO DAS REDES
As redes de computadores surgiram e evoluíram com a crescente necessidade de compartilhamento dos recursos computacionais e de informação nas empresas. As primeiras redes eram de pequeno porte, com poucos computadores interligados. Registra-se que um dos primeiros sistemas integrados de computadores começou a funcionar comercialmente nos Estados Unidos em 1964, para utilização nos serviços de reservas de passagens de companhias aéreas. Essas primeiras redes utilizavam soluções patenteadas de único fabricante.
Na década de 1970 houve a primeira iniciativa para implantação de uma rede de computadores de diferentes fabricantes. Nessa oportunidade, um grupo formado por empresas e entidades de padronização deu inicio ao movimento em direção ao que chamamos de protocolos abertos, ou seja, protocolos que não favoreciam a uma única solução. No início da década de 1980, a Xerox, a Digital e a Intel