Cabeamentos estruturados
Os sistemas convencionais são aqueles que já estamos acostumados, como as redes locais de computadores,redes de telefonia, circuitos para distribuição de sinais de televisão, circuitos de segurança, de automação de processos. Esses sistemas tiveram origens diferentes e se desenvolveram também de forma independente, fazendo com que seus métodos de comunicação fosses excluídos, dando origem a sistemas prioritários.
CABEAMENTO ESTRUTURADO
Cabeamento estruturado é cabear todo o prédio de forma a colocar pontos de rede em todos os pontos onde eles possam ser necessários. Todos os cabos vão para um ponto central, onde ficam os switches e outros equipamentos de rede. Os pontos não precisam ficar necessariamente ativados, mas a instalação fica pronta para quando precisar ser usada. A idéia é que a longo prazo é mais barato instalar todo o cabeamento de uma vez, de preferência antes do local ser ocupado, do que ficar fazendo modificações cada vez que for preciso adicionar um novo ponto de rede.
VANTAGENS E DESVANTAGENS DO CABEAMENTO ESTRUTURADO
O cabeamento estruturado possui vantagens em relação aos sistemas convencionais como normalização(possui um padrão), flexibilidade(fácil manejo), fácil gerenciamento e segurança entre outros, não vêm tendo a aceitação esperada. Este fato se dá principalmente a barreiras culturais de engenheiros projetistas e instaladores que argumentam o fato de que o custo inicial do cabeamento estruturado e maior, condenando assim seu uso.
APLICAÇÃO
O cabeamento estruturado e concebido para integrar, no mesmo cabeamento, toda a rede de comunicação de voz, dados e imagem. Suporta ainda, todos os controles lógicos, como alarmes, sensores de temperatura, umidade, fumaça, entre outros.
SISTEMAS CONVENCIONAL DE DADOS
Possui cabos menos flexíveis e suportam menos velocidades. Possuem um custo inicial menor que o do cabeamento estruturado.
IMPORTANCIAS DAS NORMAS E PADRÕES