Análise Estatística
Programa de Pós-Graduação em Administração
Disciplina: Análise Estatística
Maria
TRABALHO 01
Florianópolis
2014
1. INTRODUÇÃO
1.1 Tema
Na sociedade brasileira existem diversas desigualdades sociais e muitas delas estão relacionadas com o gênero do indivíduo. Atualmente, existem fatores determinantes sobre a atuação da mulher no mercado de trabalho, assumindo cargos que até então eram domínio apenas de homens. Conquistas como estas podem refletir de diferentes formas na vida em sociedade e gradualmente transformar e modificar sua evolução.
Em função destas conquistas do sexo feminino no mercado de trabalho, que leva mulheres a dedicarem maior tempo e importância para estes assuntos, em detrimento da família ou relacionamentos. Partindo deste pressuposto, e levando em consideração as transformações da estrutura produtiva, o contínuo processo de urbanização e a redução das taxas de fecundidade nas famílias, pretende-se mostrar a influência da crescente participação da mulher no mercado de trabalho em detrimento da taxa de fecundidade em cidades de Santa Catarina.
1.2 Problema
Descobrir se nas cidades de Santa Catarina, onde a metade ou mais da população são do sexo feminino, possuem renda per capita maior e taxa de fecundidade menor do que os municípios que possuem em sua maioria homens. Além disso, almeja-se conhecer se a concentração dos habitantes localizam-se mais nas áreas rurais ou urbanas.
1.3 Objetivos
Conhecer a população de Santa Catarina referente ao sexo (M/F) e residência (Urbana/Rural);
Identificar se há mais homens ou mulheres em cada cidade de Santa Catarina;
Averiguar quantas cidades de Santa Catarina possuem a metade ou mais da população no meio rural;
Descobrir quantas cidades de Santa Catarina possuem a metade ou mais da população do sexo feminino;
Levantar a taxa de fecundidade e renda per capita por cidade de