Trabalho de Estratégias Públicas
Tecnologia em Educação
Campus Campo Largo – Paraná
Trabalho de Estratégias Públicas
Paraná
2013
Entender o dever de servir o cidadão!
No desenvolvimento das teorias para a construção de um Estado de Bem-Estar Social muito se afirma sobre políticas públicas, sobre o contexto histórico de sociedades que evoluíram, que se desenvolveram, porém que acarretaram em suas organizações falhas e conceitos tênues que envolvem particularmente cada cidadão, cada membro da população e toda sua história.
Muito se discute, até os dias de hoje, sobre as mudanças das décadas de 80 a 90 no Brasil, onde se tinha um Estado totalmente único e singular e que, este, passou à expansão na forma de, segundo conceitos, à erradicação de classes dominantes, a fim de se construir uma evolução democrática, aberta e para todos. Sim, para todos os que lucraram e lucram com as negociações pertinentes e necessárias que até os dias de hoje são realizadas e manipuladas. Aqui, neste contexto, podemos citar as atividades dos tecnoburocratas.
Para se construir democraticamente um Estado, seja de bem-estar social, seja desenvolvimentista, é regra a atuação da sociedade civil em todos os trâmites e votação em toda medida extensiva a essa mesma população.
A construção “desse” Estado de Bem-Estar Social para muitos já ocorreu – porém, é importante ressaltar que a história e especificamente a real mudança à adaptação de novos hábitos, seja em qualquer contexto, se dá de maneira lenta e até dogmática.
O descontentamento e a necessidade de mudanças se iniciam, por assim dizer, no século XVIII. Nesses meados, havia uma pequena massa, comparando-se a hoje, que era inteiramente dominada por poucos que, após, virariam os burocratas. Foi preciso uma reforma estatal para suprir as necessidades de uma população que crescia em demanda, economicamente e socialmente. O cenário atual de nossa conjuntura política e