Admistração
1. Introdução
Em virtude do aumento no volume de publicações científicas nas áreas do conhecimento ligadas à administração, observa-se, nos últimos anos, um grande esforço dos pesquisadores em elaborar um balanço crítico das publicações científicas em diferentes disciplinas, com o interesse de avaliar a qualidade dos trabalhos que são produzidos no Brasil. Normalmente esses estudos caracterizam-se por buscar a classificação dos procedimentos metodológicos, do referencial teórico, do número de autores por artigo, do número de artigos por unidade federativa, do número de artigos por instituições de ensino e da base epistemológica. Trabalhos dessa natureza visam levantar algumas conclusões em relação a determinados campos do conhecimento ou disciplinas, e, dessa forma, são intitulados metaestudos.
Contudo muitas áreas ainda não foram contempladas e outras foram abordadas de forma superficial, como é o caso da área de administração pública e gestão social. Assim, buscou-se, por meio deste artigo, apresentar um quadro geral da produção científica na área, com base em dados levantados a partir dos artigos publicados nos anais do Enanpad — Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, levando-se em consideração o período de 2000 a 2005. Para tanto, nos artigos selecionados, foram investigadas as seguintes categorias analíticas: número de autores por artigo; idioma do artigo; nacionalidade dos autores; instituição de origem dos autores; estado de origem dos autores; tipo de pesquisa; método de pesquisa; e estratégia de pesquisa.
O estudo justifica-se em função do reduzido número de pesquisas empíricas que foram encontradas (Fleury et al., 2003; Keinert, 2000; Pacheco, 2003), com o interesse de avaliar as situações qualitativa e quantitativa da produção científica na área de administração pública e gestão social no meio