Trabalho De Estat Stica
Alunas: Francisca Flávia Barros de Sousa Francisca Leonildes de S. Rodrigues
Medidas de Assimetria e Curtose
Medidas de Assimetria ou de enviesamento
Conceitos:
Assimetria, como o próprio nome insinua, significa desvio ou afastamento da simetria. Em outros termos, assimetria é o grau de deformação de uma curva de frequências (polígono polido).
Quando ao grau de deformação ou assimetria, podemos ter três tipos de curvas de frequência:
a) Curva Simétrica ou Distribuição Simétrica
Uma distribuição de frequências simétrica apresenta como característica principal o fato de as três medidas de tendência central mais usadas – moda, média aritmética e mediana - serem iguais.
µ=Md=Mo
b) Curva ou Distribuição de Frequências Assimétrica Positiva ou Desviada (Deformada) à Direita
Toda distribuição deformada é sempre assimétrica. Entretanto, a assimetria pode dar-se na cauda esquerda ou na direita da curva de frequências.
Uma distribuição com deformação positiva se apresenta com uma cauda mais alongada à direita da ordenada máxima (ordenada correspondente à moda) do que à esquerda.
Mo<Md<µ
c) Curva ou Distribuição de Frequências Assimétrica Negativa ou Desviada (Deformada) à Esquerda
Nas distribuições assimétricas negativas, predominam valores inferiores à moda. Neste caso, a curva de frequências apresenta uma cauda mais longe à esquerda do que à direita da ordenada máxima. Nas distribuições com assimetria negativa, a média aritmética é menor que a mediana, e esta é menor que a moda.
µ<Md<Mo
Medidas de Curtose
Conceitos:
A curtose ou excesso indica até que ponto a curva de frequências de uma distribuição se apresenta mais afilada ou mais achatada do que uma curva-padrão, denominada curva normal. De acordo com o grau de curtose, podemos ter três tipos de curvas de frequência:
a) Curva ou Distribuição de Frequências Mesocúrtica
Se a curva de frequências apresentar um grau de