Letramento E Alfabetiza O
Veridiana Antunes da Silva
Prof.ª Patrícia Ferreira Thives
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Licenciatura em Pedagogia (PED0744)
Prática Educativa referente ao 4º semestre
Data 10/11/2014
RESUMO
Neste artigo busca-se conceituar letramento e alfabetização, apresenta-se a importância da leitura e da escrita no processo da alfabetização e aponta-se algumas hipóteses de escrita das crianças em período de alfabetização. O letramento e a alfabetização são interligados conforme os Parâmetros
Curriculares. Para a realização deste trabalho buscou-se referencias nas pesquisas da psicolinguista Emília Ferreiro a qual mostra-nos que a criança aprende a ler e a escrever porque é desafiada e no caderno de estudos do curso de licenciatura em pedagogia.
Palavras-chave: Alfabetização. Letramento. Hipóteses da escrita.
1 INTRODUÇÃO
O tema proposto para este projeto é a alfabetização e letramento, tema muito discutido nos dias atuais. Tem como objetivo principal reconhecer a importância do letramento e da alfabetização no desenvolvimento do aluno.
Para comunicar suas ideias e interpretar, os alunos precisam compreender a sua participação no processo de ensino-aprendizagem. Com isso o professor se torna um agenciador dessa consciência. A possibilidade de escrever sobre Letramento e Alfabetização pressupõe pesquisa prévia, leitura, análise, reflexão, construção e reconstrução de pensamentos e conceitos. Portanto, a possibilidade de escrever sobre algo é um valioso caminho para elaboração e reelaboração de propostas e projetos de trabalho.
Aprender a ler e a escrever sob a ótica de uma proposta construtiva nos permite compreender que alfabetização e letramento não se dissociam e nem são sequenciais. Não há como conceber, também, a ideia de que alfabetização possa ser substituída por letramento. Além disso, um não é um prerrequisito para o outro. O importante é conciliar esses dois processos.
Assim como a alfabetização e o letramento são