TRABALHO DE ESTAT STICA
Esse tema surgiu durante o Congresso Nacional sobre Gestão de Pessoas (CONARH) de 2011, que apresentou desafio enfrentado pelas empresas com a falta de profissionais no mercado. Devido ao interesse no tema, às diversas matérias e artigos publicados tratando sobre o assunto, e ao fato de estar cursando o curso de Engenharia de Produção, optou-se por limitar o assunto, e utilizar como tema do trabalho a falta de engenheiros no mercado de trabalho.
Iremos apresentar uma breve contextualização do tema abordado neste projeto de graduação, além de apresentar os seus objetivos geral e específico, bem como a estrutura e metodologia usadas no desenvolvimento do mesmo.
CARACTERIZAÇÃO E JUSTIFICATIVA DO TEMA
Quando falamos do crescimento e desenvolvimento de um país, uma profissão essencial para que isso ocorra é a Engenharia. Esta relação fica clara quando analisamos a demanda por engenheiros e o crescimento brasileiro ao longo dos anos.
Durante o início da década de 70, período chamado de milagre econômico brasileiro, o Brasil passou por um ótimo momento econômico, crescendo a uma taxa média acima de 10% ao ano, e por um grande desenvolvimento. Com isso, neste período a Engenharia era uma profissão promissora e que atraia muitos interessados.
No entanto, com as duas crises do petróleo, o país entrou em uma gravíssima recessão na década de 80, e, com isso, os engenheiros perderam seu espaço e seus empregos, tornando a profissão menos atraente, o que afastou interessados pela profissão, e fazendo com que engenheiros mudassem para outras profissões. Um marco desta época é a história do engenheiro que, sem expectativas de atuar em sua área, abriu uma lanchonete na Avenida Paulista com o sugestivo nome “O engenheiro que virou suco”.
A década de 90, o Brasil começou a se reestruturar e novas oportunidades começaram a surgir. Ainda assim, este período foi marcado por uma grande instabilidade e por poucas oportunidades para os engenheiros.
Já