Trabalho de esquistossomose
Esquistossomose ou bilharziose é a doença provocada por um parasita, o esquistossomo (gênero Schistosoma). São três as espécies que atacam o homem: * S. haematobium, agente da esquistossomose vesical; * S. mansoni, responsável pela esquistossomose intestinal; e * S. japonicum, encontrada no Extremo Oriente e responsável por uma esquistossomose arteriovenosa, a mais grave delas. Várias outras espécies desse gênero parasitam outros mamíferos e mesmo o homem.
O esquistossoma é um verme da classe dos trematódeos, de sexos separados, e pode medir mais de um centímetro de comprimento. Quando adulto, vive no sistema venoso abdominal do homem, onde se fixa por meio de ventosas.
O Brasil é um dos maiores focos endêmicos da esquistossomose intestinal, ou mansônica, com mais de seis milhões de indivíduos infectados, principalmente em Minas Gerais e Bahia. A doença é de notificação obrigatória às autoridades sanitárias.
Contaminação
As fezes e urina de uma pessoa já contaminada pelo parasita Schistossoma mansoni são jogadas em algum rio,lagoa, qualquer lugar que possua água doce, os ovos contidos nas fezes ou urina que logo após evoluem para larvas, que se alojam e se desenvolvem em caramujos. Estes caramujos liberam a larva adulta, que permanece na água e contamina a pessoa. Quando entram no sistema venoso da pessoa esses parasitas começam a crescer até chega a um tamanho de 1 a 2cm de comprimento, que se reproduzem e eliminam seus ovos. Esse desenvolvimento dentro da pessoa demora aproximadamente 6 semanas e é chamada de período de incubação. Depois de chegar a forma adulta e reprodutora e no seu habitat final (sistema venoso), a liberação de ovos pela pessoa contaminada pode durar muitos anos.
Sintomas
Enquanto a contaminação pela esquistossomose está ocorrendo um reação alérgica com coceira e vermelhidão na pele pode ocorrer causada pela penetração do parasita. Depois de 4 a 8 semanas após a contaminação começam a