trabalho de saneamento ESQUISTOSSOMOSE
ESCOLA POLITÉCNICA
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA AMBIENTAL
ENG303 – SANEAMENTO BÁSICO
Trabalho de saneamento: Esquistossomose
Alisson Gonçalves
Daniel Barcelar
Diogo Menezes
Juliana Vieira
Juniey dos Anjos
Salvador
2015
Trabalho de saneamento: Esquistossomose
Trabalho apresentado à disciplina ENG 303 – SANEAMENTO BÁSICO do Curso de Engenharia Civil da Universidade Federal da Bahia ministrada pelo professor Virgílio Neto como critério para obtenção de nota parcial da 1ª unidade.
Salvador
Março de 2015
Sumário
Introdução 4
Ciclo da doença 5
Sintomas 7
Diagnostico 9
Tratamento 9
Prevenção 11
Curiosidades 12
Inovações 12
Conclusão 13
Referências Bibliográficas 14
Introdução
Definição
A Esquistossomose Mansônica, também conhecida entre os brasileiros como barriga d'água, xistose, ou doença do caramujo, é uma doença infecciosa parasitária, causada por um trematódeo (Schistosoma mansoni) que vive na corrente sangüínea do hospedeiro definitivo, cuja evolução clínica pode variar desde formas assintomáticas até as extremamente graves. Apesar da magnitude de incidência e severidade de danos causados as vítimas, a esquistosomose é uma das doenças negligenciadas pela sociedade já que tende a ser endêmica em populações de baixa renda, representando, portanto, um problema latente na África, Ásia e nas Américas.
O termo "negligenciada" toma como base o fato de que tal enfermidade não desperta o interesse das grandes empresas farmacêuticas para a produção de medicamentos e vacinas. Além disso, a pesquisa neste setor não conta com recursos suficientes ao seu combate, o que dificulta a criação de meios mais tecnólicos e eficientes de se diagnosticar, tratar e superar tal doença.
Atualmente no Brasil tem se dado uma atençao maior a esse tipo de doença já que o índice de infectados alcançou números alarmantes. Segundo a Fundação Nacional de Saúde, estima-se que haja 200 milhões de