Estudo do numero de casos de esquistossomese
3317 palavras
14 páginas
ESTUDO DO NÚMERO DE CASOS DE ESQUISTOSSOMOSE MANSÔNICA NA ÁREA RURAL DO MUNICÍPIO DE CIPOTÂNEA.STUDY OF THE NUMBER OF CASES OF SCHISTOSOMIASIS MANSÔNICA IN RURAL AREA OF THE MUNICIPALITY OF CIPOTÂNEA.
Angélica Nascimento
Dalila Fernanda Heleno
Katiani Borges
Kleitiana Maria Gomes
Maraisa Mello
Rayanne Ramos
Talita Tormem
RESUMO
A esquistossomose mansônica é uma patologia da área rural do município de Cipotânea, que já vem há vários anos assolando a população desta região. É uma infecção causada por protozoários Schistosoma mansoni, sua transmissão está relacionada á ausência ou precariedade do saneamento básico e lugares que não existe nenhum tratamento de água se dá pela. O objetivo deste trabalho foi definir a prevalência da esquistossomose na área rural do município de Cipotânea e a construção de um modelo de controle da esquistossomose desenvolvido em integração com os serviços locais de saúde e com a participação ativa da comunidade. Os dados foram obtidos através de entrevistas realizadas na comunidade. Foi constatado que a prevalência no sexo masculino foi maior que no sexo feminino. E que a faixa etária mais atingida é entre 15 a 30 anos. Isso devido atividade exercida na comunidade, que é o cultivo da bucha vegetal. O diagnostico é feitos pelos agentes epidemiológicos do município e o tratamento é feito com o medicamento Praziquantel. Conclui-se, portanto, que a ocorrência da esquistossomose nesta área esta ligada nitidamente com as condições de trabalho e que o serviço prestado pela secretaria de saúde do município é de suma importância.
Palavras-chave: Esquistossomose, Bucha vegetal, prevenção, secretaria de saúde.
ABSTRACT
The Mansons schistosomiasis is a pathology of the rural area of the municipality of Cipotânea, which already has been for several years he razed the population of this region. IT IS an infection caused by the protozoa Schistosoma mansoni, its transmission is related to the absence or lack of sanitation and