O amor e contagioso
Pintor holandês
Biografia de Frans Post:
Frans Post (1612-1980) foi pintor holandês. Chegou ao Brasil na comitiva do conde Maurício de Nassau quando esse foi designado para governar a capitania de Pernambuco. Frans Post tornou-se um dos primeiros pintores a registrar as paisagens e os habitantes do Brasil do século XVII.
Frans Post (1612-1980) nasceu em Leyde, Holanda, no ano de 1612. Filho Jan Janszoom, fabricante e pintor de vitrais. Foi educado pelo irmão mais velho, o arquiteto Pieter Post. Trabalhou com seu pai na fabricação de vitrais.
Em 1637, veio para a capitania de Pernambuco, junto com a comitiva, formada de cientistas, astrônomos, pintores e poetas, que acompanhou o conde Maurício de Nassau, quando esse foi designado para governar a "Nova Holanda", em terras brasileiras.
Prost tornou-se um dos primeiros pintores a retratar a paisagem e os habitantes do Brasil do século XVII, como podem ser constatadas nas telas "Vista de Itamaracá", "Rio São Francisco", "Engenho com Capela", "Ruínas da Sé de Olinda", "Paisagens das Vizinhanças de Pernambuco" e "Cachoeira de Paulo Afonso", entre outras.
O empresário pernambucano, Francisco Brennand possui em sua coleção, um total de 15 trabalhos de Frans Post, o que o torna o maior colecionador de obras do pintor.
As pinturas de Frans Post foram reproduzidas pela primeira vez, no livro "Rerum per Octennium in Brasilia", do também holandês Gaspar Barlaeus. Um exemplar com 350 folhas, que retrata os feitos de Maurício de Nassau durante os oito anos de governo em Pernambuco, publicado em 1647.
Frans Janszoom Post morreu em Haarlem, Holanda, em