Trabalho De Erisson
De
Redação
Componentes: Érisson, Eric, Marcelo, Roger
Lixo não coletado
De todo o lixo produzido no país apenas a metade é coletado e a outra metade que não é coletado vai trazer vários problemas.
Calcula-se que apenas metade do lixo produzido diariamente no nosso país é coletado. Desta metade, só uma pequena parcela vai para locais adequados como: aterros sanitários, incineradores, usinas de reciclagem e compostagem. A outra parte é jogada em rios que abastecem regiões inteiras, ou levada para lixões clandestinos a céu aberto.
Nesse cálculo, entra também o lixo jogado nas ruas, aquele que entope bueiros e galerias de águas pluviais, provocando enchentes desastrosas na época das chuvas. Nas comunidades carentes, que não têm serviço de coleta, muitas vezes o lixo é lançado nas encostas e nos cursos d´água e, quando chove, a força d´água e o volume do lixo provocam grandes desabamentos. Nos grandes centros urbanos esse problema é cada dia mais crítico. O lixo mais encontrado nas ruas e um contribuidor para esses problemas é o papelão e o papel como podemos ver no gráfico a seguir.
O professor de gestão em Meio Ambiente da Universidade de São Paulo (USP) Ednilson Viana diz que ¨a raiz da questão é a necessidadede de ser melhorada , a gestão dos resídos sólidos e o desenvolvimento sustentável da cidade¨. Segundo o especialista o sistema de reciclagem, por exemplo deveria ser repençado, uma vez que são poucos os programas de orientam a população a separar apenas o que tem mercado para reciclagem ou que pode ser escoado no município
Esse lixo não é só jogado nas ruas como vimos. Ele também é jogado nos rios geralmente nos dos grande centros urbanos, como é o caso do Rio Tietê localizado no estado de São Paulo e é o rio mais poluído do Brasil. Sua nascente é limpa, porém o rio vai