Trabalho
Assim nós educadores comprometidos com a infância, que lutamos em prol de uma educação infantil que valoriza as crianças , temos que considera que apesar dos percalços da nossa historia todos são crianças.
A escola deve ser espaço que passe por cima desta adultização precoce e resgate a infância.
Nós professores temos incutidos em nossa formação a reproduzir o que aprendemos, assim tirar o manto que encobre os prazeres do ensino/ aprendizagem, uma criança nunca pode perde a curiosidade a respeito do mundo que a envolve.
Respeitar a criança como sujeito de direito é o caminho que temos para compreender que a infância é uma fase em que se forjam as melhores condições .
O conhecimento não se constitui em cópia da realidade mais sim fruto de intenso trabalho de criação, significação e ressignificação.
Segundo Piaget, a criança é aquela que aprende basicamente através de suas próprias ações os objetos do mundo.
Como disse Madalena Freire sem paixão não poderia existir a condição do conhecimento.
As crianças são singulares refletindo em seus saberes suas particularidade. Esses pequeninos sentem e pensam o mundo de jeito próprio.No processo de construção do conhecimento, as crianças utilizam as mais diferente linguagem e exercem a capacidade que possuem de terem idéias e hipótese originais sobre aquilo que busca desvendar.
Nessa perspectiva as crianças constroem o conhecimento a parti de interações que estabelece com outras pessoas e com meio em que vivem .
Piaget não propõe um método de ensino, mas, ao contrário, elabora uma teoria do conhecimento e desenvolve muitas investigações cujo o resultado são utilizados por psicólogos e pedagogos , tendo como principais objetivos educacionais á formação de homens” criativos, inventivos e descobridores”, de pessoas crítica e ativas, e na busca constante da construção da autonomia.
Vygostsky