Trabalho de ergonomia
Análise ergonômica do trabalho.
Tema: auxiliar de supervisão.
Felipe Moraes
Diego pereira
Osasco 2011
1. Identificação
1.1 Empresa: WORK SERVIÇOS LTDA EPP
1.2 Endereço: Avenida Santa Marina Nº 1494
Bairro: Água Branca São Paulo – SP CEP: 05036-001
1.3 Setor: 1 º Andar
1.4 CNPJ: 05.898.169/0001-24
1.5 CNAE: 66.22-3
1.6 Ramo de Atividade: Contact Center (Call Center)
1.7 Data da Avaliação:
1.8 Grau de Risco: 1
2. Introdução
A Ergonomia visa estabelecer parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente. A ergonomia tem sido fator de aumento de produtividade das empresas e da qualidade do produto bem como da qualidade de vida dos trabalhadores, na medida em que a mesma é aplicada com a finalidade de melhorar as condições ambientais, visando à interação com o ser humano.
A ergonomia estrutura-se a partir dos conhecimentos científicos sobre o ser humano, isso é, sobre suas características psicofisiológicas, para a partir deles, conceber equipamentos ou modificá-los e não o contrário, isso é, aplicar o conhecimento em máquinas para depois procurar a pessoa certa.
Ergonomia física: está relacionada com às características da anatomia humana, antropometria, fisiologia e biomecânica em sua relação a atividade física. Os tópicos relevantes incluem o estudo da postura no trabalho, manuseio de materiais, movimentos repetitivos, distúrbios músculo-esqueletais relacionados ao trabalho, projeto de posto de trabalho, segurança e saúde.
Ergonomia cognitiva: refere-se aos processos mentais, tais como percepção, memória, raciocínio e resposta motora conforme afetem as interações entre seres humanos e outros elementos de um sistema. Os tópicos relevantes incluem o estudo da carga mental de trabalho, tomada de decisão, desempenho especializado, interação homem