trabalho de ergonomia
Para análise foi adotada a metodologia de Análise Ergonômica do Trabalho (AET), que foram obtidos através de registros fotográficos, entrevistas feitas no local de trabalho, serão apresentadas sugestões para melhoria do posto de trabalho por motivos de saúde. Devido a enorme variedade de pessoas e funções na obra decidimos analisar á área dos ladrilheiros. O ladrilheiro, na construção civil é designado a executar todo o processo de revestimento da obra. Ao realizar suas tarefas, o trabalhador apresenta postura inadequada inúmeras vezes durante o dia, além de esforço físico exagerado e com repetições.
Planta baixa do prédio
Análise da Tarefa Ao realizar suas tarefas, o trabalhador apresenta postura inadequada inúmeras vezes durante o dia, além de esforço físico exagerado e com repetições.
Organograma
Análise da Atividade Real
A função de todos os ladrilheiros da obra é a execução de todo o piso cerâmico e revestimento das paredes de todo o prédio e das lojas. Onde na execução era necessário subir com o material para os pavimentos onde o engenheiro o designava. O ladrilheiro tinha de efetuar o preparo de argamassa devido a falta de ajudantes e apicoar o lugar caso necessário. No encargo de sua tarefa ele executa o corte das cerâmicas, assenta e rejunta. Para a execução do trabalho ele usa maquita, marreta de borracha, nível, esquadro, brocha, espátula, desempenadeira, trena, colher de pedreiro, riscadera de cerâmica e alicate turquesa, etc.
Condições Fisiológicas e Ambientais: Pode-se observar que muitos funcionários da empresa vêm reclamando devido à carga horária excessiva e a falta de intervalos durante a longa jornada de trabalho. Muitos não concordam por ter que exercer funções as quais não se enquadram no que condiz com a carteira de trabalho. Devido à falta de suportes, bancadas e bancos, muitos reclamam de dores decorrentes da postura inadequada