Trabalho De Ergonomia P2
A norma de Higiene Ocupacional tem por objetivo estabelecer critérios e procedimentos para a avaliação e exposição ocupacional ao ruído, que implique risco potencial de surdez ocupacional. A norma é aplicada a exposição ocupacional à ruído continuo e intermitente e a ruído de impacto, em quaisquer condição de trabalho. Temos como critérios de avaliação e procedimentos técnicos da exposição ocupacional ao ruído.
O que é higiene ocupacional?
A higiene ocupacional é um conjunto de medidas preventivas relacionadas ao ambiente do trabalho, visando a redução de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. A higiene do trabalho consiste em combater as doenças profissionais.
Uma das atividades da higiene do trabalho é a análise ergonômica do ambiente de trabalho, não apenas para identificar fatores que possam prejudicar a saúde do trabalhador e no pagamento adicional de insalubridade/periculosidade, mas para eliminação ou controlar esses riscos, e para a redução do absenteísmo (doença). A capacidade analítica desenvolvida nesse esforço permite ir além, na forma de identificação e proposição de mudanças no ambiente e organização do trabalho que resultem também no aumento da produtividade, e da motivação e satisfação do trabalhador que resultem na redução de outros tipos de absenteísmo que não relacionado às doenças.
Definição de ruídos
O ruído é o causador da chamada poluição sonora que é caracterizada pela emissão continua de barulhos que provocam o ruído. E para mais informação o ruído como poluição sonora pode provocar efeitos nocivos à saúde como incomodidade, que podem derivar em perturbações psicológicas ou fisiológicas, que normalmente estão associadas a reações de stress, alterações de níveis consideráveis no humor, falta de concentração, hipertensão arterial e até mesmo graves distúrbios cardiovasculares. O ruído também é responsável por problemas graves no aparelho auditivo que podem chegar até a perfuração do tímpano ou a uma