Trabalho de Epidemiologia
Resumo
Objetivo: O presente trabalho tem por objetivo identificar se existe associação entre condições econômicas favoráveis e a prevalência de sobrepeso e obesidade em escolares de Porto Alegre.
Métodos: A amostra será constituída de 538 escolares de ambos os sexos com idade entre 6 e 10 anos, sendo 260 indivíduos de uma escola particular localizada em uma zona nobre da cidade de porto alegre e 278 de uma escola estadual em uma zona de maior exclusão social. Serão utilizados testes antropométricos de peso e estatura para calcular o IMC (índice de massa corporal) para a identificação de sobrepeso e obesidade. O IMC será categorizado em sobrepeso para o percentil igual ou maior que 85, para idade e sexo e obesidade para o percentil maior ou igual a 95, usando determinação da OMS (2007) para excesso de peso em crianças.
Resultados esperados: É provável que a prevalência de sobrepeso e obesidade seja maior nas crianças da escola privada visto que possuem uma condição econômica favorável, sendo esperado que esta melhor condição econômica tenha forte associação com a prevalência de sobrepeso e obesidade em escolares,
Conclusão: Espera-se que a prevalência de sobrepeso e obesidade se encontre em maior proporção no grupo de escolares de melhor condição econômica. Uma hipótese para está afirmação é o acesso das crianças de melhor condição econômica a alimentos industrializados com altos índices de gordura assim como hábitos sedentários, tendo em vista que cada vez menos as crianças praticam atividade física e as tecnologias como a internet e televisão são as atividades de lazer preferidas por crianças de áreas urbanas.
Introdução
A obesidade é hoje um problema de saúde pública no Brasil e no mundo, visto que a cada ano ela atinge cada vez mais pessoas em diferentes faixas etárias. Segundo pesquisa da Vigitel 2012, no