quimica
Introdução
Os carboidratos são macronutrientes essenciais para uma alimentação equilibrada e saudável. Segundo o RDA norte-americano de 1989, sua proporção deve variar entre 40% a 55% do total ingerido, podendo atingir valores até mais altos2,10,14.
O tipo de carboidrato utilizado em uma alimentação varia conforme as escolhas alimentares. A lactose é um deles. É um dissacarídeo muito comum em nossa alimentação, em especial a brasileira, advindo do leite integral de vaca e de seus derivados. Esse dissacarídeo é composto por
2 monossacarídeos: a glicose e a galactose. Porém, para a digestão e absorção completa da lactose, há necessidade de plena atividade das enzimas digestivas. Para isso, o organismo lança mão de duas enzimas, a amilase salivar e a lactase. Os produtos desta digestão (glicose e galactose) são totalmente absorvidos no intestino delgado e vão para corrente sanguínea2,4,10,12,14,18,24,25,27.
Alguns indivíduos apresentam um distúrbio nesta digestão, denominado de intolerância à lactose, causada pela deficiência, primária ou secundária, da enzima responsável pela hidrólise da lactose, a lactase.
Este distúrbio manifesta-se na forma de uma má absorção deste açúcar, a lactose, presente no leite, podendo causar grande desconforto abdominal e diarréia4,12,18,26.
Estudos realizados no Brasil, utilizando sobrecarga de lactose (50 gramas por dia) em vários indivíduos, apresentaram resultados bastante significantes, com 70% deles tendo apresentado, diferentes graus de intolerância à lactose, com sintomas clínicos característicos de dores abdominais, flatulência e diarréia13.
Embora, muitas vezes, sejam usados como sinônimos, é importante estabelecer diferença entre a intolerância, a alergia e a sensibilidade, pois suas conseqüências são bem diferentes, indo desde um mal estar até o risco de morte.
A alergia é uma resposta imunológica do organismo a algum componente alimentar.
A intolerância é uma