aula
O PROBLEMA O que pode ser conhecido? É possível um conhecimento absoluto?
A TESE Não é possível conhecer alguma coisa sem reconhecer a própria ignorância. Parece óbvio, mas Sócrates observa como a presunção de saber é o maior obstáculo ao descobrimento, de modo que o saber que não se sabe constitui um critério eficaz para diferenciar os verdadeiros e os falsos sábios. Sócrates defende esses argumentos com uma abordagem irónica e intencionalmente paradoxal; invertendo os valores do bom senso, o elogio socrático do não-saber provoca no interlocutor uma benéfica sacudida intelectual. No texto abaixo, extraído da Apologia de Sócrates, de Platão, o filósofo dirige-se aos juizes que estão em via de proferir a sua sentença de morte. Pode-se notar como, de maneira polémica e irónica, ela relaciona, como exemplos de falsos sábios, os melhores clientes dos sofistas: poetas, oradores e políticos.
MAIÊUTICA
Literalmente a arte da parteira ou a arte da obstetrícia. Indica o métoodo de investigação de Sócrates descrito por Platão no Teeteto. Sócrates jamais fornecia soluções, limitando-se a levantar perguntas como expediente para que o interlocutor, oportunamente estimulado, descobrisse (ou parisse) a verdade dentro de si.
HUMANISMO SOCRÁTICO
Indica uma nova tendência inaugurada pêlos sofistas e por Sócrates de colocar os problemas do homem - e não os da natureza e do •nundo físico - no centro da reflexão filosófica. Sócrates acolheu a sugestão de Protágoras de fazer do homem a medida de todas as coisas, procurando o critério da verdade no homem, e não fora dele.
Conhece-te a ti mesmo
O PROBLEMA Qual é a tarefa da filosofia? A verdade pode ser ensinada?
A TESE A filosofia não ensina a verdade, mas ajuda o indivíduo a descobri-la sozinho. Não oferece soluções, mas um método para raciocinar a partir de si mesmo. A verdade é uma conquista pessoal e a educação é sempre auto-educação, um processo de