Trabalho de elétricos simples
Nem sempre a energia elétrica que alimenta nosso micro é “limpa” ou seja livre de intercorrências que alteram a forma de onda do sinal elétricos. Os dentre os vários tipos de problemas elétricos que existem, os que ocorrem mais comumente em nossas casas são:
Ruído – Ruído elétrico é o termo utilizado para descrever a interferência na rede elétrica causada por emissão eletromagnética (EMI – Eletromagnetic Interference) ou por transmissões de rádio freqüência (RFI – Radio-Frequency Interference). Quase sempre estas interferências se “somam” ao sinal elétrico alterando suas características. Os principais causadores de RFI são: os transmissores de estações de rádio e TV, as linhas de transmissão de energia de alta potência, eletrodomésticos e as lâmpadas fluorescentes. Já os causadores de EMI mais comuns são: contatos elétricos defeituosos, torres de alta tensão, lâmpadas fluorescentes, dimmers, etc.
Dificilmente o ruído causa problemas muito graves. Os efeitos mais comuns são alguns travamentos no sistema, reinicializações esporádicas, distorções na imagem do monitor, etc.
Transiente – O transiente de tensão é uma variação muito rápida do sinal elétrico. Estas variações podem ser causadas pelo acionamento de motores elétricos, transformadores e até pela utilização de interruptores de luz. Mas também podem ser causados por: impressoras, copiadoras, ferramentas elétricas, retorno de energia após a falta da mesma, mudanças no distribuição de energia em um prédio, relâmpagos e até por equipamentos elétricos com defeito.
O efeito mais comum dos transientes é o travamento do sistema e as reinicializações. É potencialmente mais perigoso que o Ruído, pois pode causar danos à fonte de alimentação do micro.
Transiente
Pico de Tensão – Pode ser definido como um tipo de transiente mais severo. O pico tem duração maior que o transiente e a variação na tensão também costuma ser maior. Muitas vezes é causado pelo