Diferença Reatores Alto Fator e Baixo Fator de Potência
Qual é a diferença Baixo Fator de Potência?
Os reatores de baixo fator de potência apresentam suas vantagens (a maior delas é o preço), porém esse tipo de reator possui uma grande deficiência que é o alto índice de impurezas conhecidas como THD (geralmente é maior que 100%), esse THD retorna a rede elétrica prejudicando outros equipamentos que estejam ligados na mesma rede, por isso, ele é recomendado para uso comercial e residencial (pequenas instalações - casas, lojas, pequenos mercados, escritórios etc...).
Qual é a diferença Alto Fator de Potência?
Já os reatores de alto fator de potência, possuem um circuito que filtra as impurezas mantendo o THD < 10% e faz com que o fator de potência chegue a 0,99, assim este tipo de reator é recomendado para uso comercial e industrial (grandes instalações – shoppings, edifícios, agências bancárias, etc..) ou para lugares que utilizam equipamentos sensíveis (sistema de informática, gerenciamento de dados, aparelhos hospitalares).
Uma das grandes vantagens de utilizar reatores alto fator de potência é que proporcionam maior economia de energia, pois o circuito de filtro permite ao reator consumir quase toda energia que recebe sem perdas e outra vantagem é que quanto menores as perdas, menores são os gastos que se tem com a instalação (fiação).
Obs: Devido à certificação compulsória os reatores com potência acima de 56W, passaram a ser de alto fator de potência e com proteção contra partida mal sucedida da(s) lâmpada(s).
Qualidade do reator Baixo Fator de Potência é inferior?
Por ser um modelo de reator mais barato, o mercado costuma erroneamente classificar o reator de baixo fator de potência como inferior ou ruim, porém, isto não é verdade.
O reator de baixo fator de potência apenas tem sua aplicação limitada no máximo até 100 peças.