consumidor
Prof.ª Edna Fernandes
Resumo do filme Sonho Tcheco
O filme – Sonho Tcheco de titulo original “Cesky Sem” foi dirigido por filip Remunda e Vít Klusák, são dois estudantes de cinema que resolveram fazer do seu Trabalho de conclusão de Curso (TCC), um filme documentário sobre a influência das mídias e da publicidade, o filme foi apresentado para o mundo no dia 3 de junho de 2004, que tem duração de 90 minutos.
Eles conseguem recursos junto ao ministério da cultura para produzir o documentário, fizeram uma grande mentira com as pessoas, mas porem a ideia foi genioso para ver até onde as pessoas acreditam nela e qual a reação ao saberem a verdade. Eles criam um mercado fictício onde haveria preços baixos, promoções atrativas e uma nova proposta conceitual de Hipermercados.
A ideia deles era convencer toda a população tcheca de que estaria chegando à cidade um novo mercado. Para isso foi preciso agencias de publicidade para desenvolver os segmentos de comunicação e para atrair, e seduzir o publico alvo. Durante o processo de desenvolvimento das campanhas os próprios publicitários não achavam justo enganar as pessoas com informações falsas, e continuar mentindo para as pessoas, mas era preciso continuar o desenvolvimento sem haver qualquer tipo de “enganação relevante”.
Eles filmam todo o processo de construção da propaganda, cartazes, comerciais e pesquisas de marketing durante esses meses eles conseguem encher a capital Praga de propagandas do hipermercado chamado Sonho Tcheco.
Com o desenvolvimento de inúmeras ações publicitárias espalhadas pela cidade No dia e local marcados para a inauguração, cerca de 4 mil pessoas comparecem, sedentos por diversão e compras, mas quando chegam lá e eles vê que nunca existiu e nunca existirá o Hipermercado, no local apenas um grande outdoor, alguns ficam com raiva outros acham graça.
Bom parece uma brincadeira babaca, mas o filme nos faz refletir sobre se somos ou não enganados